Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de março de 2015

Como descobrir a potência de um transformador?

Você já se deparou com uma situação onde existe a necessidade de substituir um transformador em uma determinada instalação e ao encontrar o provável substituto desta máquina elétrica você repara que esta não possui a placa de identificação. O que fazer? Bom, neste artigo iremos aprender como identificar a potência elétrica de um transformador de maneira muito simples. Mas antes aconselho que leia um artigo que colocamos no dia 1 de fevereiro de 2005 sobre esta máquina elétrica tão usual e tão importante em nossas instalações.
O dimensionamento e respectivamente a construção de um transformador e a seleção das partes que o compões são definidas através de vários fatores, por exemplo, o seu núcleo que tem relação direta a sua potência.
DEFINIÇÃO DE POTÊNCIA ATRAVÉS DO NÚCLEO DO TRANSFORMADOR
Se você é um profissional da área elétrica ou eletrônica, com certeza já se deparou com um transformador e se não pertence a esta área você pode conhecer o transformador clicando aqui, na verdade esta máquina elétrica esta presente em muitos equipamentos que nos rodeiam, seja na fonte de alimentação de um microcomputador ou, porque não, em uma partida de motor por auto transformador.
A Potência do transformador esta relacionada ao seu núcleo
O detalhe é que em muitas situações e na maioria das vezes emergenciais nos deparamos com a necessidade de substituir um transformador e por se tratar de um equipamento que possui, normalmente, vida útil longa, ao buscarmos as características nominais deste notamos que já não existe, seja em função do desgaste da placa de identificação ou mesmo a ausência desta, então o que fazer?
O NÚCLEO
O núcleo do transformador diz muito a respeito de suas características e é através deste que conseguimos estimar uma das principais de suas características, sua potência.

Seremos objetivos, o núcleo do transformador traz para nós, com muita precisão a potência nominal suportada por este. Podemos dizer então que o quadrado da área do núcleo do transformado reporta a nós sua potência. Observe a imagem abaixo:

Imagine que você esta com um transformador que possui núcleo do tipo “E” e necessita descobrir sua potência, podemos então estimar a potência elétrica que será dada em Volt Ampere (VA) com um simples cálculo das dimensões de seu núcleo. Lembre-se que o cálculo apresentado abaixo refere-se ao núcleo do transformador independente de seu modelo, seja ele tipo E ou qualquer outro modelo, somente atente-se em encontrar efetivamente o núcleo do transformador em questão
Calculando a área do núcleo do transformador
Para iniciarmos devemos levantar duas dimensões do núcleo do transformador, sua profundidade e sua largura, simples não é?
Podemos observar através da medição que este possui 4cm de largura por 5cm de profundidade. A área em questão será a área de um retângulo que será dada pelo produto destas duas dimensões, certo? Então seguiremos a fórmula ao lado e chegamos a um valor de 20cm² como ilustrado.
A = 5 x 4 (cm)
A = 20cm²
Calculando a potência elétrica em VA
Agora podemos determinar a potência do trafo tendo em mãos apenas um simples cálculo conforme a seguir. Você poderia imaginar que a área do transformador seria tão importante para sua potência? Bom, observe a “mágica”:
P = 20²
P = 400VA
A potência elétrica do transformador, por sua vez, será determinada em função do cálculo ao lado que simplesmente será dada em função do quadrado da área calculada anteriormente, observe na imagem ao lado que foi possível encontrar um valor de aproximadamente 400VA.
Como podemos observar, esta dica pode ser valiosíssima se tratando de um simples dimensionamento onde basta dois simples cálculos para conseguirmos estimar a potência elétrica de um transformador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui: